fbpx

|Para que serve a bandeja de suspensão?

Braço oscilante ou bandeja de suspensão é o nome do subconjunto que trabalha com um sistema de suspensão. Mas, para que serve a bandeja de suspensão realmente?

Esse componente liga a roda ao chassi. A bandeja é útil para garantir a segurança, o conforto e os níveis de estabilidade do automóvel.

Para entender melhor a funcionalidade da bandeja de suspensão veja a lista abaixo:

  • Alinhar as rodas;
  • Controlar rodas em frenagens e acelerações bruscas;
  • Ligar a roda ao chassi;
  • Possibilitar movimentações verticais da suspensão;
  • Sustentar a força lateral nas curvas.

Quais os resultados do desgaste da bandeja de suspensão?

A bandeja da suspensão do carro fica próxima ao solo. É um dos objetos que recebe o choque por causa do impacto no conjunto de pneu-roda junto com o pivô.

Um motorista desgasta a bandeja mais rápido se chocar o carro com o solo ao trafegar direto para subidas, descidas ou quebra-molas. O excesso de buracos na pista também é uma causa do desgaste.

Quando trocar a bandeja de suspensão?

Verifique a bandeja de suspensão em cada 10 mil quilômetros rodados ou 6 meses. Alguns sinais demonstram a necessidade de verificar:

  • Barulhos na suspensão ao trafegar em solos irregulares;
  • Buchas com muita folga;
  • Carro que puxa muito para o lado na frenagem;
  • Desgaste irregular dos pneus;
  • Direção desalinhada;
  • Empenamento na bandeja;
  • Instabilidade no comando da direção;
  • Sensação de uma batida seca ao passar por um buraco na pista.

Ao notar qualquer um dos sintomas acima é indicado levar o automóvel para a avaliação, no mecânico especialista de confiança.

A averiguação do item é indispensável. Um mínimo problema compromete a segurança e o controle dos comandos na direção.

Como o mecânico avalia a bandeja de suspensão?

Em primeiro lugar, o mecânico analisa os níveis de folga no pivô. Depois há uma avaliação para saber se as buchas da bandeja estão muito folgadas.

Na sequência é necessário observar para saber se a bandeja está trincada, amassada ou empenada.

Dependendo do problema ou da qualidade na bandeja, os mecânicos podem trocar só as buchas. Isso garante uma certa economia ao proprietário em dinheiro.

Após trocar a bandeja, os apertos finais devem ocorrer com o automóvel no chão. O vídeo abaixo mostra um pouco mais sobre as buchas de suspensão:

O que acontece se há defeitos na bandeja de suspensão?

Um problema grave na bandeja interrompe o sistema de suspensão. Na sequência há desligamento do sistema de direção, o que compromete a estabilidade no controle veicular.

Se a bandeja está muito danificada pode se desprender do veículo e gerar acidentes sérios.

Outras consequências estão no desgaste irregular de pneus e dos outros componentes da suspensão, o que antecipa a exigência de manutenção corretiva.

Os prejuízos gerados por defeitos na bandeja mostram como é essencial manter essa peça sempre em perfeito estado.

Qual é o preço?

As bandejas de suspensão têm tamanhos, formatos e preços diferentes que variam conforme o modelo de carro, a qualidade do produto ou a característica do mercado de reposição (aftermarket).

Qual a melhor marca de bandeja de suspensão?

Sampel é a melhor marca de bandeja de suspensão. A organização está presente em todo o Brasil e vende para mais de 34 países.

A Sampel é uma empresa brasileira inovadora com as certificações ISO 9001 e IATF 16949, que comprovam a alta qualidade de produção reconhecida mundialmente, dos produtos de metal / borracha.

Legal saber para que serve a bandeja da suspensão, certo? Fique de olho no site e descubra outras novidades sobre peças automotivas.