fbpx

|Qual a importância da coifa da Junta Homocinética?

Um veículo é um sistema complexo, que depende do bom funcionamento de vários componentes. Entre a infinidade de peças fundamentais para o seu correto desempenho, alguns itens secundários desempenham um importante papel na proteção de muitos dos itens essenciais para o controle e a segurança do carro, como a coifa do amortecedor.

Vamos destacar, aqui, a coifa protetora, responsável por prevenir o desgaste avançado de juntas, amortecedores, pivôs, terminais de direção e afins.

De uma maneira geral, trata-se de um componente que funciona como uma manta, protegendo peças que são vulneráveis à contaminação. Tratando-se de mecânica, consideramos qualquer agente externo como uma impureza em potencial, a exemplo de areia, água, poeira, detritos metálicos, lama e afins.

Por conta disso, o papel dela é garantir a operação dos componentes que ela protege, evitando o acesso de partículas que possam acelerar o desgaste ou prejudicar o funcionamento do veículo. Sendo uma peça de caráter protetivo, ela acaba sendo encontrada em vários pontos do automóvel, havendo coifas protetoras para pivôs, amortecedores, juntas homocinéticas e caixa de direção.