fbpx

|Coxim do escapamento: Para que serve o suporte bucha?

O coxim do escapamento também é conhecido por outros nomes como suporte ou bucha. Essa peça reduz vibrações e barulhos, contribuindo para uma melhor exaustão.

Os coxins dos escapamentos são itens de metal e borracha fixados ao sistema exaustor. Graças a esses componentes é possível trafegar sem as trepidações no assoalho.

Quando trocar o coxim do escapamento?

Como regra geral de manutenção preventiva, o coxim do escapamento deve ser trocado uma vez a cada 6 meses. Não tomar essa medida de prevenção facilita o estouro que gera outros problemas mecânicos.

Fique com os olhos atentos. Se o carro precisa abastecer muito além do normal, pode ser um consumo extra pelo escapamento irregular com coxins estourados.

As fortes trepidações são sinais de desgaste muito avançado no coxim. Elas revelam que há um forte e perigoso atrito no chassi.

O veículo aquece por causa dos coxins do escapamento danificados?

Se o coxim está ruim, um escapamento fica mais solto, com a distância errada do solo, o que impede uma saída adequada dos gases e aquece o assoalho.

Não é mito, danos ou estouros de coxins aquecem o assoalho. Isso contribui para a necessidade de ligar o ar-condicionado para evitar um calor excessivo.

Um simples coxim do escapamento ruim esquenta o automóvel ao ponto de até prejudicar o motor, cujos reparos custam caro nas retíficas.

O que fazer para desgastar menos o coxim do escapamento?

Os cuidados para conservar coxins são iguais às cautelas que um condutor precisa para preservar o escapamento. Por exemplo:

  • Abastecer o combustível sempre em postos de confiança, pois gasolina adulterada corrói os componentes do escapamento;
  • Atenção ao passar por quebra-molas ou buracos na pista;
  • Estar com a manutenção do escapamento sempre em dia;
  • Nunca tentar ligar no tranco. Essa prática danifica o catalisador e o coxim;
  • Não deixar o carro parado na garagem por muito tempo para evitar a concentração de umidade no sistema de exaustão;
  • Trocar sempre o componente desgastado por uma peça original do carro.

Cuidado com as multas!

Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) um resultado de trafegar com escapamento desregulado é a multa.

O proprietário é multado se o agente de trânsito perceber que um escapamento está solto, pela falta de coxins em perfeito estado.

A justificativa da multa é que coxins defeituosos fazem o escapamento não diminuir a emissão dos gases tóxicos corretamente, algo ruim ao meio-ambiente.

Qual a melhor marca de coxim do escapamento?

Quando se trata de coxim do escapamento ou outros itens veiculares com metal/borracha, uma marca brasileira é imbatível.

É a Sampel Peças Automotivas, reconhecida dentro e fora do Brasil em virtude das produções de excelente procedência, com uma efetiva logística e um atencioso atendimento pós-compra.

Acesse o site da Sampel e encontre as melhores promoções de coxim do escapamento para diversos modelos.
Consulte nosso catálogo online — www.catalogoonline.com.br