|O que são Suportes Hidráulicos de motor e câmbio?

O que são Suportes Hidráulicos de motor e câmbio?

Todos os automóveis possuem algum tipo de suporte (coxim) para promover a fixação do conjunto motor/transmissão à carroceria do veículo. Além da fixação, o suporte tem como função absorver vibrações provenientes do conjunto. Na maioria dos automóveis encontramos três ou mais suportes para promover essa fixação. Dois desses suportes são responsáveis por fazer a fixação do motor e da transmissão, e o terceiro tem como função limitar a torção do conjunto em seu uso.

Esses suportes são geralmente fabricados em metal/borracha para possibilitar a absorção de vibrações. Com o passar do tempo e a busca cada vez maior por veículos mais confortáveis, foi desenvolvido o Suporte Hidráulico, que inicialmente era utilizado apenas em veículos mais sofisticados e de luxo. Porém, hoje em dia, pode ser encontrado na maioria dos veículos fabricados atualmente, até mesmo nos populares.

A principal diferença entre um suporte de metal/borracha e um suporte hidráulico está na absorção de vibrações e impactos. O suporte de metal/borracha possui rigidez de borracha fixa, ou seja, se a peça for desenvolvida com uma borracha muito macia sempre terá comportamento de uma peça macia, e se for fabricado com um composto de borracha mais rígido, sempre terá comportamento mais rígido. No caso de peça hidráulica, isso não ocorre, pois existem comportamentos diferentes em condições diferentes. É possível ter uma peça com comportamento macio gerando mais conforto ao veículo em condições normais de uso. Já em uma condição de esforço ou impacto onde a peça é mais exigida, ela tem um comportamento mais rígido. Isso porque ela é composta por um corpo de Metal/Borracha preenchido com fluído hidráulico. Esse corpo de metal/borracha só consegue se movimentar à medida que o fluído que envolve a peça é deslocado de uma câmara para outra, passando por um canal que liga as duas câmaras. Por isso, é tão importante a verificação destas peças antes da compra e aplicação.

Caso o veículo seja equipado com um suporte hidráulico, ele sempre precisa ser substituído por outro hidráulico. E se isso não for feito, alguns problemas podem começar a surgir no veículo. Vibrações podem ser sentidas no volante, espelhos retrovisores, painel; além de trancos e solavancos na troca de marchas e barulhos no veículo, que muitas vezes podem ser confundidos com barulhos de suspensão. Em alguns casos, esses problemas no veículo podem ser confundidos com problemas no sistema de ignição e injeção, pois a vibração sentida no veículo pode ser similar à uma vibração por marcha lenta irregular.

Por isso, fique atento sempre antes de efetuar a substituição e compra de novos suportes de motor/transmissão. Verifique se é uma peça hidráulica e, em caso positivo, sempre faça a substituição por outra com as mesmas características.